O Google anuncia o lançamento do BIMI em todas as caixas de entrada do Gmail. Esta é uma ótima notícia para entrega e segurança de e-mail. O BIMI dará aos destinatários mais confiança no e-mail que recebem e forçará os remetentes a adotar novas tecnologias para tornar o e-mail mais seguro.
O que é o BIMI?
BIMI – Brand Indicators for Message Identification ou “Indicadores de Marca para Identificação de Mensagens”, é uma tecnologia de e-mail baseada em DNS que permite que uma empresa publique um logotipo para uso por provedores de caixa de entrada. Provedores de caixa de entrada, como Google, Yahoo! e Outlook / Office365.com, podem mostrar este logotipo para seus clientes ao lado de mensagens certificadas dessa empresa. Se o e-mail não for compatível com DMARC, o logotipo não será exibido. Como é certificado por ser compatível com DMARC, seus clientes saberão que a mensagem é realmente sua e você exibirá seu logotipo para mais clientes e clientes em potencial!
Como obter o BIMI?
BIMI requer DMARC. Antes de fazer com que o logotipo apareça na caixa de entrada do Google, primeiro é necessário ter um e-mail totalmente compatível com DMARC e, em seguida, passar para as políticas rígidas do DMARC. Tornar-se compatível com o DMARC não é fácil: você precisa entender quem está enviando e-mail em seu nome, configurá-los adequadamente com SPF e DKIM e monitorar regularmente os relatórios de entrega do DMARC para entender sua conformidade com o DMARC.
Uma vez que as fontes verificadas de e-mail sejam totalmente compatíveis com DMARC, você pode começar a adotar políticas mais rígidas de “Quarentena” ou “Rejeitar” com sua configuração DMARC. Depois de definir a política DMARC como “100% rejeitada” para e-mail não compatível, os provedores de caixa de entrada compatível com BIMI começarão a anexar seu logotipo ao e-mail de seu domínio.
Como funciona
Empresas que autenticam seus e-mails usando Sender Policy Framework (SPF) ou Domain Keys Identified Mail (DKIM) e implantam DMARC podem fornecer seus logotipos de marca comercial validados ao Google por meio de um Certificado de Marca Verificada (VMC). O BIMI aproveita as autoridades de verificação de marca, como as autoridades de certificação, para verificar a propriedade do logotipo e fornecer prova de verificação em um VMC. Assim que esses e-mails autenticados passarem por outras verificações anti-abuso, o Gmail começará a exibir o logotipo no slot de avatar existente.
Quais as vantagens?
O BIMI oferece benefícios para todo o ecossistema de e-mail. Ao exigir uma autenticação forte, os usuários e os sistemas de segurança de e-mail podem ter maior confiança na origem dos e-mails, e os remetentes poderão alavancar a confiança de sua marca e fornecer aos clientes uma experiência mais envolvente.
“Para organizações que desejam criar uma presença de marca confiável por e-mail, o BIMI é uma grande oportunidade, incentivando-as a implementar uma autenticação forte, que por sua vez levará a um ecossistema de e-mail mais seguro e confiável para todos”, disse Seth Blank, Presidente da o Grupo de Trabalho de Autores e Vice-Presidente, Padrões e Tecnologias.