Internet dedicada e Internet banda larga são duas categorias de acesso a internet para empresas e domicílios, é importante entender a diferença antes de fazer o investimento. O nome banda larga surgiu logo após a expansão do serviço de internet no Brasil no final da década de 2000.
Segundo dados do Governo Federal em relação aos tipos de conexão, a banda larga fixa passou de 75,9% para 77,9%. Já a a banda larga móvel passou de 80,2% nos domicílios em 2018 para 81,2% em 2019. A proporção de domicílios que contam com os dois tipos de conexão saltou para 59,2% em 2019. O percentual era de 56,3%, em 2018.
Veja abaixo dados da Cetic:
Internet Banda Larga
A Internet Banda larga é a evolução da internet discada, e pode ser definida com a conexão com velocidade igual ou superior a 128kbps de forma ininterrupta sem o uso da linha telefônica. Com a concorrência e os valores competitivos é possível afirmar que essa categoria de conexão e ideal tanto para domicílios quando para empresas. Evidentemente que existem diferenças entre as conexões de banda larga entre empresas e domicílios devido ao número de computadores conectados e outros sistemas que também dependem da conexão via internet.
Tipos de internet banda larga
As empresas requerem conexão de dados mais robustas para atender a crescente demanda dos vários sistemas operacionais que funcionam em nuvem e precisam de altas taxas de transmissão com conexão ininterrupta.
DSL – Digital Subscriber Line
Caracterizada pela velocidade de download ser maior do que a velocidade de upload esse tipo de internet banda larga foi muito popular entre os domicílios. Funcionava em conjunto com a linha telefônica via ADSL – Asymmetric Digital Subscriber Line.
Conexão via cabo
Esse tipo de conexão é oferecido em conjunto com o acesso a TV a cabo e é feito pelo cabeamento de TV. Ainda é uma das conexões mais usadas pelos domicílios no Brasil e não existe assimetria entre download e upload, ambas as taxas são iguais.
Conexão via Rádio
É um tipo de conexão que pode atingir altas velocidades, porém depende de que não haja barreira física entre a estação transmissora e receptora que atrapalhe o sinal. Este tipo de instalação não requer a compra de aparelhos ou de provedor, ideal para áreas onde não são alcançadas por cabo ou sinal telefônico.
WiMax
É a versão evoluída do Wifi caracterizada pelo longo alcance que pode atingir vários quilômetros, ou em alguns casos bairros ou cidades inteiras. Este tipo de conexão tem semelhanças com a rede de telefonia celular que usa vários pontos de transmissão que reproduz o sinal da estação base, cada estação tem o alcance de 6 a 9 quilômetros.
Conexão via Satélite
A conexão via Satélite é semelhante ao acesso banda larga via rádio, requer uma antena para a recepção do sinal que é retransmitido a um determinado raio de alcance. O sinal é ilimitado por ser via satélite, porém existe um “delay” ou atrazo entre a recepção e o envio de dados. Outro complicador é o alto custo de instalação.
Internet dedicada
Internet dedicada ou link dedicado é o serviço de acesso a internet desenvolvido para o setor corporativo. Esse tipo de conexão tem como característica principal a alta taxa de estabilidade e segurança na transmissão de dados e sem compartilhamento do sinal. É composto por um link dedicado oferecido por Data Centers, operadoras de telefonia ou empresas do de Tecnologia da Informação. A contração do serviço deve levar em consideração o número de computadores e o tipo de atividade da empresa, exemplo: uma empresa que tem entre 10 a 20 computadores com navegação normal e acesso a e-mails um link dedicado de 1 Mbps é o suficiente.
Quando o assunto é o acesso para empresas, outros fatores como a Infraestrutura de TI devem ser levados em consideração. A empresa que investe em um link dedicado deve entender que o meio de acesso dos computadores também é muito importante, tanto o acesso sem fio (WIFI) quanto os cabos de conexão.
Se o meio de conexão das maquinas estiver inadequado, pode ocorrer em certos casos de somente 40% da taxa de transmissão esteja chegando aos dispositivos conectados na empresa. No caso dos cabos o ideal é o cabeamento tipo Cat6 e no caso do Wifi deve ser de alta velocidade com conexão 5G.
É importante para as empresas que um planejamento de estruturação seja feito junto ao departamento de TI ou através de uma empresa terceirizada para garantir que o acesso a internet dedicada e banda larga estejam sendo totalmente aproveitados em todas as suas vantagens.
Consulte a WPS para uma avaliação da sua empresa sem compromisso.