Tipos de PABX entendendo as diferenças antes de escolher

Os tipos de PABX disponíveis no mercado vão do analógico passando pelo híbrido que combina ambas as tecnologias até o PABX IP ou PABX Voip. É importante que as empresas entendam quais são os tipos de PABX disponíveis no mercado e escolher o mais adequado para o momento em que a empresa está e que atendas as necessidades.

Tipos de PABX e qual é o ideal? Depende.

PABX Analógico

O sistema PABX analógico é a versão mais simples de todos eles.
Sem recursos mais avançados, ele se encaixa bem nas empresas que não exigem funções além das básicas como fazer, receber e transferir chamadas e possuem linhas analógicas das operadoras de telefonia convencionais.
Mesmo sendo uma versão básica, permite controlar ramais, ou seja, definir quais os tipos de chamadas que cada usuário poderá fazer.
Também é compatível com acessórios como o tarifador para controlar e identificar gastos, a interface celular para redução de custos nas chamadas móveis e mensagem de espera personalizada.

PABX Digital

O sistema PABX Digital é um equipamento mais avançado em relação ao anterior. Já compatível com linhas telefônicas digitais, ele permite utilizar o entroncamento E1 e ainda mesclar com as analógicas se for necessário.
Vamos imaginar o seguinte cenário:
E não se preocupe com a operação, o sistema é inteligente o suficiente para reconhecer automaticamente o tipo de chamada e utilizar a rota de menor custo como saída.
Dito isso, é importante ressaltar também que a tecnologia digital melhora a qualidade das ligações, elimina ruídos e aumenta o áudio, além de ter a funcionalidade DDR (discagem direta a ramal).

PABX Híbrido

Este equipamento é uma mistura dos tipos analógico e digital com a soma de alguns recursos IP. Ou seja, permite utilizar linhas analógicas, digitais e VoIP para gerar economia nas contas de telefone e manter a qualidade nas ligações.
Alguns recursos interessantes como o atendimento digital e mensagem de espera personalizada, são itens default nos modelos de PABX do tipo híbrido.
No entanto, recursos mais avançados como relatórios detalhados e monitoramento de ramais em tempo real, disponíveis no sistema virtual que veremos a seguir, permanecem de fora.

PABX IP

O PABX IP, conhecido também como PABX VoIP, é uma solução mais completa. Esse equipamento possui de fábrica recursos como o gravador de chamadas, URA, filas de atendimento, etc.
Por outro lado, exige uma infraestrutura, ou seja, um cabeamento de rede mais profissional para o bom funcionamento e um espaço adequado, como um CPD ou data center, para armazenamento e segurança do servidor.
Apesar de ser possível a utilização de outros tipos de linhas telefônicas, o ideal é contratar uma operadora VoIP para melhor aproveitamento da solução e maior redução nas contas de telefone.

Empresas de médio e pequeno porte que não contam com um Gestor de TI, devem sempre procurar auxílio de empresa especializada em telefonia empresarial para dimensionamento das necessidades quando o assunto é PABX. Entre em contato hoje mesmo com a WPS Tel.

 

Posts Relacionados